10 Passos: Desenhando rostos
- Luiz Shikama
- 4 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Preparei um pequeno passo a passo de como desenho rostos humanos, separado em 10 etapas. Lembrando que é meu modo de fazer, não significa que ele é o guia definitivo de como desenhar rosto, ok? Chega de Blá, vamos ao passo a passo.
Passo 1: Formas geométricas
Sempre tenho como base figuras geométricas. A base da cabeça começa pelo círculo que forma o topo da cabeça.

Passo 2: Linhas do rosto
O rosto tem diferentes formas, uns mais redondos, outros mais protuberantes. Em geral, faço dessa forma, com linhas laterais ligeiramente anguladas, não paralelas, seguindo das linhas da mandíbula e queixo.

Passo 3: Linha dos olhos, nariz e boca
Demarcando a linha dos olhos que fica bem ao centro da altura da cabeça. A linha da boca fica na mesma altura da interseção das linhas laterais do rosto, ou começo da mandíbula e a linha do nariz a 3/4 da distância entre as duas linhas anteriores.

Passo 4: Localizando os olhos
Normalmente desenho os olhos abaixo da linha demarcada para eles, deixando a distância de um olho entre eles. para a lateral do rosto, a distância é de meio olho. A partir dos olhos, traçando uma linha vertical para baixo, se encontra a largura da boca. E a distância do meio dos olhos é a mesma medida para largura do nariz.

Passo 5: Desenhando olhos
A forma base dos olhos que utilizo é um hexágono, porque dessa forma podemos enxergar com clareza todas as diferentes partes da pálpebra. Lembrando que o globo ocular é bem maior que a abertura das pálpebras. Isso influencia diretamente no volume dos olhos.

Passo 6: Nariz
A geometria do nariz é complexa pois existem diversas formas e tamanhos. Nesse exemplo, o nariz é composto de 3 linhas, 2 para fazer as laterais das narinas, e 1 no centro para a base do nariz. Acima uma linha demarca o corpo do nariz, que depende da direção da fonte de luz.

Passo 7: Boca
A maioria das bocas, tem um volume bem definido, então não desenho apenas um traço para identificá-la. No meio da boca, no lábio superior, existe uma protuberância mais volumosa, chamada cupido, que se alinha ao filtrum, as linhas acima da boca que se interligam ao nariz.

Passo 8: Sobrancelhas
Traçando uma linha imaginária que vai do nariz até a ponta de fora do olho, seguindo se tem o final da sobrancelha. Traçando outra linha do nariz até a íris e seguindo, se tem o arco da sobrancelha, no ponto mais alto.

Passo 9: Orelhas
O topo da orelha fica entre a altura da sobrancelha e dos olhos, e sua base (O Lobo), alinhada a base do nariz. Essa posição muda de acordo com a rotação da cabeça.

Passo 10: Formas geométricas
Suavize as linhas do rosto e a ponta do queixo, lembrando da posição das maçãs do rosto, que nem sempre são tão aparentes.

Espero que esse passo a passo ajude vocês, se tiverem dúvida é só mandar mensagem pra mim nas minhas redes sociais, ou comentar aqui embaixo. Até outra hora, valeu.


























Comentários